quinta-feira, 14 de março de 2013

Diabo Previsível


A palavra nos mostra formas idênticas que o inimigo de nossas almas atua para nos confundir e nos tirar do caminho estreito, que é a vontade de Deus. Muitas vezes ele usa até mesmo o que Deus nos disse e nós por falta de atenção ou até mesmo falta de confiança no Senhor caímos nessas tão previsíveis armadilhas.


Quando olhamos para o inicio de tudo, la onde entrou o pecado no mundo, percebemo a confusão que ele fez na mente de Eva até ela cair em desobediência.
Em Gênesis 2: 16-17 diz:

"E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." 

Essa foi a ordem clara que Deus deu para o homem, aparentemente seria uma coisa simples de fazer, já que existiam muitas árvores onde poderia comer livremente.
A confusão da mente da inicio em Gênesis 3.

"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis." 
Gênesis 3:1-3

Nesse momento a serpente já percebeu que Eva esta vencida, estava confusa!!! Deus não disse que não era pra ela tocar, olhe novamente em Gênesis 2:17 que diz: Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. 

Quando a serpente percebeu que confusão na mente de Eva, onde ela não sabia ao certo as ordens precisas de Deus, ela aproveitou para colocar mais duvida na mente de Eva, e dessa forma afastar o homem do plano maravilhoso de Deus. Vemos na continuação de Gênesis 3 a partir do verso 4:

"Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais."
Gênesis 3:4-7

A serpente contraria a palavra que Deus tinha dado e dessa forma colocou duvida na mente de Eva, e então quando Eva esta propícia ao pecado olhou para a arvore viu que era boa para se comer, agradável aos olhos, e desejável para dar entendimento decidiu comer e pecar!!!! Nesse momento todos sabemos o que aconteceu o homem teve os olho abertos e foi expulso do paraíso e afastado da presença de Deus.

Vamos conhecer o plano idêntico que o inimigo usa contra nós:
Em 1Jo 2:16 diz:

"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo."

Essas são as armas que o inimigo usa em nossas vidas, JESUS foi tentado no deserto da mesma forma que Eva e da mesma forma que nós somos, vamos ver essa passagem que esta em Lucas 4:

"E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.
E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.
E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.
E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.
Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás.
Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;
Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem,
E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.
E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo."
Lucas 4:3-13


Compare a tentação de Eva: 
Gênesis 3:6                                        1Jo 2:16 
- Bom para se comer                           - cobiça da carne
- Agradável aos olhos                          - Concupiscência dos olhos
- Desejável para se ganhar                  - Orgulho de vida
  sabedoria                                         

Com a tentação de Jesus: 
Lucas 4: 1- 13                                   1jo 2:16
- Pedras em pão                              - Cobiça da carne
-Reinos da Terra                              - Concupiscência dos olhos 
- Pinaculo do Templo                       - Orgulho de vida

Jesus conhecia seu chamado e tinha a certeza das palavras de Deus, por isso Jesus se manteve firme até o fim e não pecou!!!! 
Por isso é importante sabermos quem somos em Deus, qual o propósito em que fomos chamados e  conhecermos a bíblia dessa forma podemos estar firmes diante da tentação que certamente virá. Assim como Jesus iremos muitas vezes lutar contra o inimigo com a palavra. O diabo também a usou, porém fora do contesto e isso Jesus que é conhecedor da palavra que é a própria palavra, soube identificar sofismas lançados na mente Dele.

Da mesma forma que o diabo uso com Eva, com Jesus usa conosco, devemos estar atentos e a cada dia mais íntimos e fortes na busca em conhecer as verdade da palavra. 

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 
Hebreus 4:15

Jesus que é o nosso exemplo nos mostrou que há possibilidade de viver uma vida vitoriosa contra o pecado!!!! Existe a possibilidade de sermos santos!!!!!!!!

Você que gostou compartilhe a mensagem em suas redes sociais e  você também pode deixar um recadinho aqui em baixo com sugestões pra futuras postagens!!!!!



8 comentários:

  1. Gostei da explanação do assunto irmão, Deus abençoe.

    Ezequiel Domingues dos Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ezequiel, acredito ser de grande importância identificarmos o inimigo agindo em nossas vidas e com o conhecimento da palavra vencermos as tentações.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Parabéns pelo texto, pois é veradade, não existe nada novo, as pessoas, infelizmente, caem sempre na mesma "ladainha" do diabo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pastor! Por isso é bom termos base bíblica para vermos a forma que ele atua em nós, tenho certeza que se pedirmos pro Espirito Santo Ele nos mostrará todas as vezes que fomos vítimas desse mesmo plano de satanás!!

      Deus abençoe!

      Excluir
  3. Parabéns pelo blog. Mensagem edificante. Que a potente mão do Senhor esteja contigo !!!

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto parabéns! Que Deus te use a cada dia mais!

    cantinhodosevanglicos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Priscila, que você seja abençoada todos os dias, e que você possa viver uma vida agradável a Jesus!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...